Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Vejamos as diferenças:
Temperamento – É a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo, e outros fatores hereditários que são transmitidas pelos genes.
Caráter – O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a “essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural aprimorado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
Personalidade – É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos. Em muitos casos, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter mau. A Bíblia nos diz, I Sm 16:7 “O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração!” e Pv 4:23 “As fontes da vida têm origem no coração.” A área para mudar-se de procedimento está dentro de cada um nós e não fora de nós.
Em resumo, o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.
Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e, como Ele, nós temos sentimento, emoção e razão. O que nos faz diferentes uns dos outros são as atitudes com que expressamos o nosso sentimento, a nossa emoção e a nossa razão.
Os temperamentos explicam o nosso comportamento, mas não devem servir de desculpa para ele.
Nosso temperamento é parte permanente de cada um de nós e ele ficará conosco do começo ao fim de nossa vida. O temperamento é inato, a criança já nasce com um determinado temperamento. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta. Os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Santo.
Os quatro temperamentos são: Colérico – Fleumático – Melancólico – Sanguíneo
Fizemos o teste ontem, pra quem perdeu terça que vem podemos passar a apostila pra você.
Mesmo depois de ler o livro eu ainda não descobri qual é o meu temperamento..rsrs
ResponderExcluiro meu marido diz que eu sou uma mistura de tudo... hehehehehehehe
:)
eu me vejo como melancolico ou fleumático!
mas vai saber...rsrs
Graça e Paz