Páginas

Versículo do dia: "Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos." - Hebreus 10:39

quarta-feira, 30 de março de 2011

Renúncia (estudo de terça)


Lucas 14:25-33
25 Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse:
26 — Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo.
27 Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.
28 Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá.
29 Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo:
30 “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”
31 — Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro.
32 Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo:
33 — Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.


Explorando o texto:
v.25”Grande Multidão”: Segui-lo pode ser para muitos, mas para ser discípulo Jesus coloca umas condições;
v.26 – ”Se não me amar mais”: Não significa deixar de amar, é ter Jesus em primeiro lugar;
v.27 – “Pronto para morrer (tomar a cruz)”: Morrer para você mesmo, para o mundo;
v.28-30 – ”Senta e calcula”: Não é olhar a circunstância, mas é ter convicção, ter a certeza de que é isso mesmo que você quer;
v.31-32 – "Senta...e vê": Ver se tem condições, coragem;
v.33 – “Deixar tudo (renunciar)”: Não significa perder ou ser derrotado, mas ganhar a vida deixando tudo que pode atrapalhar o seu relacionamento com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário