Vamos conhecer algumas das tantas raposinhas que as brechas em nossas cercas permitem entrar:
1) INVEJA - Ódio e desgosto provocado pela alegria e prosperidade de outros, pelo bem ou felicidade do outro. Desejo de possuir um bem que o outro possui ou desfruta.
(a cobiça). Intenso apetite, desejo ansioso por bens materiais, status, etc...
Não se satisfaz com o que tem, o que os outros possuem sempre é o melhor.
O que a bíblia diz:
Tiago 3:16 – “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.”
Provérbios 14:30 – “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer.”
Antídoto: CONTENTAMENTO
Hebreus 13:5 – “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: "Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei."
Filipenses 4:19 – “E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.”
2) MURMURAÇÃO: Queixar–se em voz baixa ou reclamar, dizer mal de alguma coisa, censurar, insatisfação ou descontentamento com alguma pessoa ou circunstância. A raiz da murmuração é a ingratidão.
O que a bíblia diz:
Êxodo 16:2,3 – “Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, dizendo assim: - Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade. Vocês nos trouxeram para este deserto a fim de matar de fome toda esta multidão.”
O povo de Israel a 1 mês e 15 dias que estava no deserto, murmurava, falava contra Moisés,mas principalmente contra Deus. Independente disso, Deus se mostrava fiel e supre as necessidades do povo. E é exatamente assim que acontece conosco; pois quando murmuramos, o fazemos contra o Senhor que cuida de nós. Murmuravam na fome. Murmuravam na sede. Depois de tanto tempo, de tantos benefícios, murmuravam, e isto fez com que o Senhor se irasse.
Antídoto: GRATIDÃO
I Tessalonicenses 5:18 – “e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”
Salmo 111:1 – “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o SENHOR, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.” - Gratidão como atitude de coração, não de ritual de boca somente, mas de alma, lembrar e saber reconhecer os seus feitos.
GRANDE MOTIVO: Atitude de Deus como Pai, quando Cristo morreu na cruz, para nos dar vida, isso já foi suficiente; Mas mesmo assim Ele continua insistindo em nossas vidas com graça.
3)FOFÓCA: Bisbilhotar, promover mexerico, divulgar informações sobre alguém sem a devida autorização com objetivo de maldizer, criticar ou expor.
Difamar alguém, obter glória para si, etc...
Expressão: “Não posso deixar de falar essa informação sem ser conhecida preciso passa-la adiante” mas…associada com o meu ponto de vista pessoal.
O que a bíblia diz:
Levítico 19:16 – “Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o SENHOR.”
Tiago 4:11 – “Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a.”
Antídoto: FALAR COM RETIDÃO, QUANDO NECESSÁRIO.
Pv.25:11 – “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” 13:3 – “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.”
Mt. 12:36,37 – “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”
breve mais Raposinhas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário