De líder de gangues em Los Angeles, a ativista pacifista, indicado ao Nobel da Paz!
Stan Tookie Williams foi um dos fundadores da Gang Crips, em 1971, uma das maiores e mais violentas do mundo. Em 1981, ele foi acusado do assassinato de quatro pessoas em dois assaltos e condenado à morte. Stanley passou 24 anos na prisão tentando provar que estava arrependido do envolvimento com a bandidagem.
Enquanto estava preso, Stanley escreveu nove livros infantis incentivando crianças e adolescentes a se manterem longe de gangs, crimes e drogas. Forneceu, também, aconselhamentos contra a violência por telefone e rádio. Stan recebeu e guardou cerca de 150.000 e-mails de jovens, pais e professores que saíram ou conseguiram convencer alguém a abandonar o envolvimento com gangs. Ele foi indicado cinco vezes ao Prêmio Nobel da Paz e de Literatura.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, rejeitou seu pedido de clemência e no dia 13 de dezembro de 2005, o ex-líder da gang Crips, convertido ao cristianismo, Stanley “Tookie” Williams foi executado, na prisão San Quentin, com uma injeção letal por ter sido condenado pelo governo de Los Angeles.
Segundo o relato de Steve López, um jornalista do Los Angeles Times que assistiu à execução, Williams "morreu sem apresentar resistência e levantou a cabeça várias vezes enquanto os funcionários da penitenciária lhe amarravam à poltrona para receber a solução letal".
Durante o funeral foi realizada a transmissão de uma gravação feita por Williams antes da morte, em que dizia: “A guerra dentro de mim terminou. Eu lutei contra os demônios e triunfei. Ensinei as pessoas a evitar caminhos destrutivos. Ensinei a lutar por uma melhor educação. Ensinei a promover a paz e a reconstruir as vizinhanças que ajudamos a destruir.”
Stan deixou uma lição de vida e acima de tudo nos ensinou que a vida pode sempre recomeçar.
Assistam o filme: Redenção
Ele poderia ter marcado a história apenas como Líder de Gangue e Assassino, mas reverteu a historia, e hoje é um grande exemplo pra nós da REDENÇÃO de Cristo!
"O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons."
Martin Luther King
isso é um exemplo que todos podemos mudar para melhor
ResponderExcluir