Páginas

Versículo do dia: "Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos." - Hebreus 10:39

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Missão Integral: Levar o evangelho todo para o homem todo - (Estudo de Quarta - Parte 1)



A igreja deve se dedicar apenas à evangelização, ou deve também se envolver em questões políticas e sociais?

Muitos questionam: “De que adianta alfabetizar uma pessoa, se ela vai para o inferno? Não é melhor chegar analfabeto no céu, do que no inferno sabendo ler?”

Precisamos rever e entender três conceitos bíblicos: o homem, a salvação e a própria missão.

O homem (ser humano):
A antropologia bíblica apresenta o ser humano como uma unidade corpo/espírito, que atende pelo nome de alma vivente.
A alma não é um terceiro elemento, como café (corpo), leite (espírito) e canela (alma). A alma é o nome do conjunto corpo (café) e espírito (leite).

“Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.”- Gênesis 2:7

A morte é a separação entre corpo e espírito.
A esperança cristã, portanto, não é a imortalidade da alma, mas a ressurreição.
Na ressurreição, a pessoa que estava morta voltará à vida. E esta vida não será apenas “em espírito”, pois terá um corpo – não existe pessoa sem corpo.

1Coríntios 15:44, 52
“Quando é sepultado, é um corpo material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo espiritual.”
“Num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.”

Podemos concluir que não pode haver separação entre cuidar do corpo ou do espírito, pois cuidamos mesmo é da pessoa, que chamamos de “homem todo”.
A ação que se destina apenas ao cuidado do espírito de um ser humano, na verdade é uma ação voltada a ninguém, pois não existe “só o espírito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário