Páginas

Versículo do dia: "Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos." - Hebreus 10:39

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em Espírito e em Verdade Na Igreja ou na Cidade (estudo de ontem)

Adoração

João 4:20-24

20 Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.
21 Jesus disse: -Mulher, creia no que eu digo: Chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém.
22 Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.
24 Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.


A Samaritana quer tirar uma dúvida sobre onde ela deve adorar...
Por que um dia ela aprendeu a adorar:

Origem disso tudo:
II Reis 17:24-29, 41
24 O rei da Assíria trouxe gente das cidades de Babilônia, Cutá, Iva, Hamate e Sefarvaim e os fez morar nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas que haviam sido levados como prisioneiros. Esses assírios tomaram posse daquelas cidades e ficaram morando ali.
25 Quando foram morar lá, eles não adoravam ao Deus Eterno, e por isso ele mandou leões, que mataram alguns deles.
26 O rei da Assíria ficou sabendo que as pessoas que ele havia mandado morar nas cidades de Samaria não conheciam a lei do deus daquela terra, e por isso esse deus havia mandado leões, que estavam matando aquelas pessoas.
27 Então o rei deu a seguinte ordem: "Mandem de volta um dos sacerdotes que nós trouxemos como prisioneiros. Façam com que ele volte e fique morando lá, para ensinar ao povo a lei do deus daquela terra."
28 Então um sacerdote israelita que havia sido levado da cidade de Samaria foi e ficou morando em Betel, onde ensinava ao povo como adorar ao Deus Eterno.
29 Mas o povo que ficou morando no território de Samaria continuou a fazer os seus próprios ídolos e os colocou nos santuários que os samaritanos haviam construído. Cada povo, nas cidades onde estava morando, fez os seus próprios ídolos...

41 E assim eles adoravam ao Deus Eterno, mas também adoravam os seus ídolos; e até hoje os seus descendentes continuam a fazer a mesma coisa.

Os samaritanos aprenderam a adorar a Deus?
Não, eles aprenderam a ser religiosos. Adoravam a Deus, mas não conheciam o Deus que estavam adorando. Não adoravam em espírito e em verdade.

Desvendando o texto: João 4:20-24
- A Adoração não é definida por local geográfico – v.21;
- Adoração consciente, focada na Salvação: Jesus – v.22;
- Adorarão o Pai – v.23 (Só poderão adorar aqueles que forem filhos – Jo 1:12);
- Deus é Espírito – v.24.
- Em Espírito – Em todo tempo, em todo lugar – v.23-24;
- Em Verdade – Conhecendo de fato, sem hipocrisía ou fingimentos – v.23-24;
- A adoração verdadeira tem que ser assim – v.24

continua amanhã...

Papel de Parede:

Nenhum comentário:

Postar um comentário